Diocese de Santo André

Ano Vocacional Diocesano: prorrogado até abril de 2021

Em razão da pandemia da Covid-19, o Ano Vocacional Diocesano foi prorrogado e o encerramento, que aconteceria no dia 22 de novembro deste ano, será celebrado no dia 1º de abril, na quinta-feira da Semana Santa de 2021.

“A principal motivação da prorrogação do encerramento do Ano Vocacional é em virtude da pandemia e das dificuldades que tivemos em não conseguir desenvolver algumas atividades principais programadas para serem realizadas presencialmente”, esclarece o assessor diocesano da Pastoral Vocacional e do SAV (Serviço de Animação Vocacional), Pe. Everton Gonçalves Costa. O sacerdote justifica a escolha do novo dia para a finalização dos trabalhos da iniciativa pioneira na Diocese de Santo André.

“Então, escolhemos uma data significativa, que tenha um teor mais vocacional. É o dia 1º de abril do ano que vem, a Quinta-Feira Santa, que é o dia da instituição da eucaristia, da instituição do sacerdócio. Uma data bem vocacional, onde o Bom Pastor vai convocando também pessoas para o trabalho e para a animação vocacional”, revela.

Entre as atividades que estão sendo retomadas em 2020 e prosseguirão até o primeiro trimestre de 2021: a peregrinação do ícone do Bom Pastor pelas 106 paróquias das dez regiões pastorais; o Curso de Capacitação de Agentes do Serviço de Animação Vocacional Paroquial; e a Hora Santa Vocacional aos domingos.
*

Adquira o ícone do Bom Pastor!
Vale lembrar que os ícones pequenos (medidas de 21cm de altura e 12cm de largura) do Bom Pastor estão à venda no Centro Diocesano de Pastoral. Garanta o seu pelo WhatsApp: 9981-1233, pelo telefone: 4469-2077 ou ainda presencialmente no Edifício Santo André Apóstolo da Cúria Diocesana, localizado na Praça do Carmo, 36 – 3º andar, das 8h30 às 17h30. Valor: R$20.
“Essa ação tem como objetivo criar uma cultura de oração vocacional nas famílias, nos lares e nos trabalhos pastorais”, enfatiza Pe. Everton.
*

Peregrinação do ícone
Uma das ações marcantes do Ano Vocacional é a peregrinação do ícone do Bom Pastor, que foi apresentado na Santa Missa de abertura do Ano Vocacional na Diocese de Santo André, em dezembro de 2019, e que teve de ser interrompida em março de 2020, em razão da OMS (Organização Mundial da Saúde) decretar a pandemia global da Covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus. A iniciativa foi retomada no mês de setembro deste ano e percorrerá as regiões pastorais até o dia 28 de março, data em que a Igreja Católica celebra o Domingo de Ramos.

Saiba mais aqui.
*

Curso do SAV
Neste Ano Vocacional Diocesano, o SAV (Serviço de Animação Vocacional) da Diocese de Santo André promove nos dias 27 de novembro e 4 de dezembro, o Curso de Capacitação de Agentes do Serviço de Animação Vocacional nas paróquias das dez regiões pastorais do ABC. Os encontros formativos online serão abertos a todos os interessados e as inscrições serão divulgadas em breve no site, nas mídias sociais diocesanas e do SAV. “Essa é uma proposta muito interessante. O SAV tem a proposta de ajudar também a animação vocacional nas paróquias. E o serviço de animação vocacional paroquial é um bom meio, um bom instrumento. Uma equipe que seja formada e atenta à realidade das vocações, a partir das comunidades das nossas paróquias”, enfatiza o assessor seminarista do SAV e da Pastoral Vocacional, Cauê Ribeiro Fogaça. Saiba mais aqui

 

Hora Santa Regional
O SAV também vai propor a realização de Hora Santa Regional em cada uma das regiões pastorais até o primeiro trimestre de 2021. “Cada região vai fazer até o encerramento do Ano Vocacional mais algumas horas santas regionais, na proposta de rezar e pedir ao Senhor da Messe por mais vocações”, revela Cauê.
*

Mídias sociais
Todo o conteúdo vocacional com a participação de seminaristas, religiosas, leigos e casais de nossa diocese justamente fomentando as vocações é disponibilizado pelo Instagram, Facebook, Youtube e site em parceria com o Instagram do SAV @vocacionalsa.
*

Sobre o Ano Vocacional
Com a tema “Acolho o teu Chamado”, a abertura do Ano Vocacional Diocesano ocorreu no dia 1º de dezembro de 2019, com a missa presidida pelo bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini, na Catedral Nossa Senhora do Carmo, no Centro da cidade andreense. A iniciativa inédita surgiu pela questão da ausência das vocações e o objetivo principal é conscientizar as pessoas sobre a importância de uma cultura vocacional, bem como principalmente incentivar e despertar as vocações sacerdotais, sem deixar de valorizar os trabalhos dos religiosos e leigos em nossa diocese.

Compartilhe:

Ginásio lotado com mais de 7 mil pessoas marca celebração dos 70 anos da Diocese de Santo André

Catedral diocesana celebra sua padroeira

Padre Toninho assume nova missão na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora

Jovens Sarados comemoram 15 anos com missa presidida pelo bispo diocesano

ENCONTRO CHEGA AO FIM COM REFLEXÃO SOBRE PERSPECTIVAS PARA A AÇÃO EVANGELIZADORA DA IGREJA NO BRASIL

PARTICIPANTES DE ENCONTRO DESTACAM PROPOSTA DE SINODALIDADE NA AÇÃO PASTORAL DA IGREJA

“O COORDENADOR DE PASTORAL É UM MEDIADOR DA GRAÇA DE DEUS E PROMOVE A COOPERAÇÃO NA COMUNIDADE”, DISSE NÚNCIO APOSTÓLICO

Encontro Diocesano dos Coroinhas e Cerimoniários reúne mais de 2500 jovens e crianças

Nossa Senhora do Carmo

nomeacoes

Nomeação e provisões – 03/07/2024