Diocese de Santo André

Conheça a biografia do futuro Diácono Transitório, Jorge Luis

Com alegria renovada a Diocese de Santo André comunica a ordenação diaconal de dois seminaristas que com o espírito de serviço, a exemplo de Jesus Cristo, onde os candidatos ao presbiterado são convidados a serem sinal da presença de Deus na vida de cada ser humano.

Os candidatos receberão o primeiro grau do Sacramento da Ordem pelas mãos de Dom Pedro Carlos Cipollini, dando mais um grande passo rumo ao sacerdócio. 

Para conhecermos mais a história desses dois jovens seminaristas, os convidamos para nos contarem suas histórias, e nesta matéria iremos conhecer um pouco mais da vida do Seminarista Jorge Luis.

Prazer, sou Jorge Luis

“Eu me chamo Jorge Luis Gomes Bonfim, sou natural da cidade de Mauá. Tenho 26 anos, sou filho de Evlin Gomes e Áureo Moretti Bonfim. Até meus cinco anos fui criado no Jardim Mauá, um dos bairros da cidade, mas a convite do meu avô materno, Oswaldo Gomes, minha mãe e meu irmão, João Lucas, fomos de mudança para Natal, no Rio Grande do Norte. Lá em Natal, tive a graça de ser educado por uma avó de consideração que se chama Albertina. Junto com minha mãe, ela me ensinava tabuada e caligrafia, como um reforço ao turno escolar.

Após quase cinco anos residindo em Natal, e tendo sempre contato com meus tios e primos, que moram em Recife, minha mãe decidiu retornar para Mauá, neste período ficamos morando na casa da minha Tia Amélia até que minha mãe pudesse se organizar melhor.

Quando voltamos ficamos sempre no bairro da Vila Nossa Senhora das Vitórias, quando moramos com nossa Tia Amélia e suas filhas, bem como quando nos mudamos para outra residência que minha família está até hoje. Em 2004 minha mãe conheceu o meu pai de consideração, João Luiz.

Minha vida em comunidade sempre esteve enraizada na Paróquia Nossa Senhora das Vitórias. Foi lá que eu recebi a primeira eucaristia, fui crismado, ajudei na liturgia, assessorei a IAM, estive à frente da coordenação dos coroinhas e cerimoniários e movimentamos a juventude, por meio do JUC. Neste longo período, minha comunidade de origem sempre teve a alegria de receber seminaristas para o estágio pastoral. Foi observando o testemunho deles, bem como do meu pároco na época, Pe. Claudio Tafarelo e do Pe. Francisco Semplício, que era vigário, que eu decidi começar o acompanhamento junto à Pastoral Vocacional de nossa diocese.

Após cumprir todas as etapas para o ingresso, fui acolhido no ano de 2013 em nossa Casa de Formação Propedêutica. Tive a graça de vivenciar a JMJ Rio 2013 estando no seminário já, o que tornou esse começo ainda mais alegre. De lá até aqui já tive muitas felicidades, sobretudo no que diz respeito à vida acadêmica, bem como o trabalho pastoral expressado por meio das paróquias e atividades diocesanas. Setor Juventude, Equipe de Redação do ABC Litúrgico, Equipe de Secretaria do Sínodo Diocesano, SAV-PV e Pastoral da Acolhida, são alguns grupos que eu pude contribuir diretamente.

De 2013 até aqui esse jovem foi formado para amar e servir nossa Igreja do Grande ABC, tendo plena consciência de seus desafios e do valor de sua história, expressada pelo Povo de Deus que aqui se encontra. Desejo por meio do ministério que vou receber servir de modo integral esta Igreja, abraçando suas cruzes e luzes, no itinerário de amor e fé, junto a Jesus Cristo.”

Compartilhe:

Ginásio lotado com mais de 7 mil pessoas marca celebração dos 70 anos da Diocese de Santo André

Catedral diocesana celebra sua padroeira

Padre Toninho assume nova missão na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora

Jovens Sarados comemoram 15 anos com missa presidida pelo bispo diocesano

ENCONTRO CHEGA AO FIM COM REFLEXÃO SOBRE PERSPECTIVAS PARA A AÇÃO EVANGELIZADORA DA IGREJA NO BRASIL

PARTICIPANTES DE ENCONTRO DESTACAM PROPOSTA DE SINODALIDADE NA AÇÃO PASTORAL DA IGREJA

“O COORDENADOR DE PASTORAL É UM MEDIADOR DA GRAÇA DE DEUS E PROMOVE A COOPERAÇÃO NA COMUNIDADE”, DISSE NÚNCIO APOSTÓLICO

Encontro Diocesano dos Coroinhas e Cerimoniários reúne mais de 2500 jovens e crianças

Nossa Senhora do Carmo

nomeacoes

Nomeação e provisões – 03/07/2024