Diocese de Santo André

Diocese de Santo André agradece povo pela doação às Pontifícias Obras Missionárias

A Diocese de Santo André agradeceu ao povo do Grande ABC pela solidariedade durante a Coleta do Dia Mundial das Missões, realizada nos dias 19 e 20 de outubro, como parte da Campanha Missionária 2019, cujo valor arrecadado de R$ 128.619,82 foi encaminhado às Pontifícias Obras Missionárias, sendo a 5ª diocese do Regional Sul 1 da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) que mais contribuiu com as doações no ano passado.

Em 2018, a Diocese de Santo André havia contabilizado R$ 126.535,57, ficando na 4ª colocação das dioceses do estado de São Paulo que mais colaboraram com a ação missionária. O bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini reconheceu o empenho de todos do Clero Diocesano durante o Mês Missionário Extraordinário, realizado nas dez regiões pastorais, e fez questão de estender os agradecimentos a todo o povo de Deus que colaborou nas missões.

“Quero deixar uma palavra de gratidão a todos aqueles que colocam seus corações nas ações, que praticam a solidariedade, que partilham o pão com o próximo e que enchem nosso mundo de esperança nesta caminhada missionária”, comenta Dom Pedro.

Agradecimento das POM
A direção nacional das POM, por meio do Pe. Mauricio da Silva Jardim, expressa gratidão à Diocese de Santo André pelo envio integral da coleta missionária às Pontifícias Obras Missionárias, que são uma rede universal que apoia o Papa Francisco no seu compromisso missionário. Divulgada em abril de 2020, a nota das POM ainda recorda que “a contribuição da Diocese para apoiar o Fundo Universal de Solidariedade administrado pela Congregação para Evangelização dos Povos, que tem a finalidade da Evangelização, Animação e Cooperação Missionária. Dessa coleta, 80 são destinados para auxiliar atualmente 1.050 dioceses pobres nos territórios de missão e diversos projetos na África, Ásia, Oceania e América Latina. Parte deste fundo neste tempo de crise global gerado pela pandemia do coronavírus foi destinado para atender os mais vulneráveis. Os outros 20 são para a ação missionária no Brasil.”

Mês Missionário Extraordinário
A recepção do MME no Brasil despertou em medida maior a consciência missionária no povo de Deus, através de inúmeras iniciativas nas igrejas locais. Com o tema “Batizados e enviados: a Igreja de Cristo em missão no mundo”, a iniciativa foi proclamada pelo Papa Francisco com o objetivo de despertar as pessoas para a missionariedade e estimular as comunidades a intensificarem ações da chamada ‘Igreja em Saída’. Na Diocese de Santo André, a iniciativa do Mês Missionário Extraordinário esteve em sintonia com os itinerários 5, 6, 7 e 8 do 8º Plano Diocesano de Pastoral, que tem foco na ação missionária, com a formação para missão, organização das visitas missionárias e ações de solidariedade.

Compartilhe:

Homilia, Missa do Jubileu Diocesano 70 Anos da criação da Diocese de Santo André

Ginásio lotado com mais de 7 mil pessoas marca celebração dos 70 anos da Diocese de Santo André

Catedral diocesana celebra sua padroeira

Padre Toninho assume nova missão na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora

Jovens Sarados comemoram 15 anos com missa presidida pelo bispo diocesano

ENCONTRO CHEGA AO FIM COM REFLEXÃO SOBRE PERSPECTIVAS PARA A AÇÃO EVANGELIZADORA DA IGREJA NO BRASIL

PARTICIPANTES DE ENCONTRO DESTACAM PROPOSTA DE SINODALIDADE NA AÇÃO PASTORAL DA IGREJA

“O COORDENADOR DE PASTORAL É UM MEDIADOR DA GRAÇA DE DEUS E PROMOVE A COOPERAÇÃO NA COMUNIDADE”, DISSE NÚNCIO APOSTÓLICO

Encontro Diocesano dos Coroinhas e Cerimoniários reúne mais de 2500 jovens e crianças

Nossa Senhora do Carmo