Diocese de Santo André agradece povo pela doação às Pontifícias Obras Missionárias

A Diocese de Santo André agradeceu ao povo do Grande ABC pela solidariedade durante a Coleta do Dia Mundial das Missões, realizada nos dias 19 e 20 de outubro, como parte da Campanha Missionária 2019, cujo valor arrecadado de R$ 128.619,82 foi encaminhado às Pontifícias Obras Missionárias, sendo a 5ª diocese do Regional Sul 1 da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) que mais contribuiu com as doações no ano passado.

Em 2018, a Diocese de Santo André havia contabilizado R$ 126.535,57, ficando na 4ª colocação das dioceses do estado de São Paulo que mais colaboraram com a ação missionária. O bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini reconheceu o empenho de todos do Clero Diocesano durante o Mês Missionário Extraordinário, realizado nas dez regiões pastorais, e fez questão de estender os agradecimentos a todo o povo de Deus que colaborou nas missões.

“Quero deixar uma palavra de gratidão a todos aqueles que colocam seus corações nas ações, que praticam a solidariedade, que partilham o pão com o próximo e que enchem nosso mundo de esperança nesta caminhada missionária”, comenta Dom Pedro.

Agradecimento das POM
A direção nacional das POM, por meio do Pe. Mauricio da Silva Jardim, expressa gratidão à Diocese de Santo André pelo envio integral da coleta missionária às Pontifícias Obras Missionárias, que são uma rede universal que apoia o Papa Francisco no seu compromisso missionário. Divulgada em abril de 2020, a nota das POM ainda recorda que “a contribuição da Diocese para apoiar o Fundo Universal de Solidariedade administrado pela Congregação para Evangelização dos Povos, que tem a finalidade da Evangelização, Animação e Cooperação Missionária. Dessa coleta, 80 são destinados para auxiliar atualmente 1.050 dioceses pobres nos territórios de missão e diversos projetos na África, Ásia, Oceania e América Latina. Parte deste fundo neste tempo de crise global gerado pela pandemia do coronavírus foi destinado para atender os mais vulneráveis. Os outros 20 são para a ação missionária no Brasil.”

Mês Missionário Extraordinário
A recepção do MME no Brasil despertou em medida maior a consciência missionária no povo de Deus, através de inúmeras iniciativas nas igrejas locais. Com o tema “Batizados e enviados: a Igreja de Cristo em missão no mundo”, a iniciativa foi proclamada pelo Papa Francisco com o objetivo de despertar as pessoas para a missionariedade e estimular as comunidades a intensificarem ações da chamada ‘Igreja em Saída’. Na Diocese de Santo André, a iniciativa do Mês Missionário Extraordinário esteve em sintonia com os itinerários 5, 6, 7 e 8 do 8º Plano Diocesano de Pastoral, que tem foco na ação missionária, com a formação para missão, organização das visitas missionárias e ações de solidariedade.