Dom Pedro participa da 82ª Assembleia dos Bispos do Regional Sul 1 da CNBB

O bispo da Diocese de Santo André, Dom Pedro Carlos Cipollini, participa da 82ª Assembleia dos Bispos da Regional Sul 1 da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), que teve início na terça-feira (11/06) e prossegue até esta quinta-feira (13/06), em Itaici, na cidade de Indaiatuba, no estado de São Paulo. O vigário episcopal para Pastoral, Pe. Joel Nery, também acompanha os trabalhos.

O encontro reúne todo o episcopado do estado paulista. O tema central da 82ª Assembleia reflete as novas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil para o próximo quadriênio (2019-2023), definidas na 57ª Assembleia Geral Ordinária da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, realizada no mês de maio, em Aparecida.

Os bispos do Estado de São Paulo também elegeram a nova presidência do Regional Sul 1 para o quadriênio 2019-2023. O bispo diocesano de Mogi das Cruzes, Dom Pedro Luiz Stringhini, foi reeleito presidente; o bispo diocesano de Guarulhos, Dom Edmilson Amador Caetano, será o vice-presidente; o bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo, Dom Luiz Carlos Dias, ocupará a função de secretário. Até o mês de agosto, a nova presidência deve escolher os bispos e assessores para as oito Comissões Episcopais Pastorais.

Outro assunto de destaque durante o encontro é a reflexão sobre a dimensão missionária. O Cardeal Dom Cláudio Hummes celebrou missa na quarta (12/06), em que recordou os 25 anos do projeto de comunhão e solidariedade entre os regionais Sul 1 e Norte 1. Ele é o presidente da Repam (Rede Eclesial Pan-Amazônica) e será o secretário-geral do Sínodo para a Amazônia.