Dom Pedro participa de podcast e enfatiza o protagonismo leigo

Dom Pedro Carlos Cipollini, bispo de nossa diocese, participou do Podcast  em prol da evangelização do “Poverello in Prosa”, que pertence ao Santuário Senhor do Bonfim, na Região Pastoral Santo André Utinga.

Toda semana tem novo episódio com um bate papo sobre tudo o que acontece no mundo católico, informações, formações, espiritualidade e muito mais, e o episódio com nosso bispo foi transmitido em 23 de agosto.

Sônia, que pertence à Pastoral da Comunicação do santuário, entrevistou nosso bispo com o tema: “Protagonismo do leigo” e ressaltou sobre a importância da participação dos leigos no dia a dia da vida das comunidades.

A primeira pergunta trouxe à luz o Concílio Vaticano II e a participação dos leigos: “Todo leigo  tem cidadania na Igreja. O leigo não está na igreja participando por uma concessão ou não. O leigo é cidadão da igreja e ele tem uma missão que brota do batismo pelo batismo. Somos todos missionários do reino por quem existe a Igreja, diz o concílio. Para anunciar e fazer presente no mundo o Reino de Deus. Assim, o Reino de Deus tem uma Igreja a seu serviço. Dentro dessa igreja, que é na qual a gente entra pelo batismo, estão os missionários”, esclarece Dom Pedro.

A agente de pastoral relembrou no final do podcast a chegada de nosso bispo à diocese, sendo marcada pela vigília com todo o povo, e disse a Dom Pedro que continua rezando por ele, para que continue firme na missão.

Foi uma entrevista catequética, onde entendemos o papel do leigo na igreja e de como a diocese avançou após a constituição sinodal, e queremos te convidar a ouvir a entrevista completa clicando aqui.