Diocese de Santo André

Família Guadalupana acolhe seu novo pároco, Padre Osvy Guilarte

A Família Guadalupana celebrou a chegada de mais um missionário, Padre Osvy José Guilarte Figuera, 53 anos, chega para pastorear as ovelhas de Jesus Cristo.
Assessor do COMIDI (Conselho Missionário Diocesano), Pe. Osvy foi empossado oficialmente na noite de domingo (30/01), como o novo pároco da Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, no Jardim das Orquídeas, na Região São Bernardo – Anchieta, na posse canônica realizada durante a celebração eucarística presidida pelo vigário geral da Diocese de Santo André, Pe. Joel Nery.

Pe. Osvy estava com o coração acelerado e emocionado, após mais de duas décadas ter retornado à paróquia, a primeira que visitou na chegada à Diocese de Santo André, em 1998, ainda como seminarista, onde depois realizaria o estágio pastoral na comunidade.
“Neste ministério sacerdotal missionário venho como pela primeira vez, aqui nesta paróquia, a dizer à Maria, a padroeira da querida América Latina: aqui estás um filho que ficou nesta terra brasileira para trabalhar na construção do Reino de Deus”, recorda o sacerdote venezuelano, ao mencionar o período que está radicado no país.

Pe. Osvy promete muito diálogo e partilha de experiências com o povo de Deus. Para o presbítero, trabalho não vai faltar nesta nova missão. “Sou missionário para pregar e testemunhar a Palavra do Senhor. Venho ser o servo do Senhor no meio deste povo, nesta periferia do Alvarenga. Vamos trabalhar unidos, juntos”, diz o sacerdote.
A missa contou com as participações dos padres coordenador regional Geraldo dos Santos (pároco da Paróquia Santa Luzia Virgem e Mártir, em SBC) e Silvânio José da Silva (pároco da Paróquia Santa Luzia, em SBC), além do diácono permanente Everson Neves Mendes, religiosas da Congregação Pias Operárias de São José e das Irmãs de Maria de Banneux, membros de pastorais, movimentos e associações da Família Guadalupana, bem como das paróquias onde atuou.

O vigário geral Pe. Joel Nery destacou que, como diz o Evangelho deste 4º Domingo do Tempo Comum, devemos viver a missão de profetas e seguidores de Jesus, mesmo em meio às dificuldades, seguindo os caminhos do próprio Cristo para realizar o trabalho missionário e fazer acontecer a profecia da Boa Nova.
“O Espírito Santo está sobre ti para anunciar a Boa Nova a todos, com especial predileção aos pobres, como o Evangelho do Senhor, acolhido e ensinado, seja vivido por você (Pe. Osvy) junto à essa comunidade paroquial”, encoraja Pe. Joel, que recordou com gratidão o período em que atuou na paróquia, em 2002, no seu estágio pastoral como diácono transitório antes da ordenação presbiteral.

 

Mensagem da Família Guadalupana

“Como são belos os pés do mensageiro que anuncia a paz”. O trecho da canção “Como São Belos“, de autoria do Pe. Zezinho, foi a introdução para mensagem de acolhida da Família Guadalupana ao seu novo pastor. “É com imensa satisfação que vos recebemos nesta casa, dedicada à Nossa Senhora de Guadalupe. Caríssimo Pe. Osvy, desejamos que Deus te fortaleça e te ilumine a sua missão de pastorear o nosso povo. É uma alegria imensurável tê-lo conosco e esperamos poder contribuir com muito para sua caminhada como sacerdote, pois sabemos que o senhor tem muito a agregar a nossa espiritualidade e para condução do povo de Deus rumo ao céu. Sabemos que a tarefa não é fácil, mas conte com nossas orações e com nosso trabalho para cumprir o que pede a Palavra do Senhor.”

 

Rito de posse

Pe. Geraldo dos Santos realizou leitura de posse, logo após Pe. Osvy realizou a Profissão de Fé e após o Ato Penitencial e as primeiras leituras, recebeu o Evangeliário para proclamar o Evangelho. Logo após a homilia ocorreu a Renovação das Promessas Sacerdotais e a entrega dos símbolos que caracterizam a missão paroquial e evidenciam o serviço do padre junto ao povo que lhe é confiado: as chaves da igreja e do sacrário, a jarra batismal e a estola roxa.
Após esse momento, o novo pároco fez o Juramento de Fidelidade. Em seguida, Pe. Joel declarou oficialmente Pe. Osvy como pároco da Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, sendo aclamado pelos paroquianos locais e da paróquia onde atuou na diocese. No final da missa, Pe. Osvy assinou a ata, que também foi assinada pelo Pe. Joel e demais testemunhas.

 

Sobre o novo pároco

Padre Osvy José Guilarte Figuera nasceu no dia 24 de novembro de 1968, na cidade de Porlamar, Ilha de Margarita, na Venezuela. No ano de 1992, ingressou no Seminário Internacional dos Missionários da Consolata, em Caracas, na Venezuela. Chega em São Paulo no ano de 1997 para iniciar os estudos Teológicos no ITESP (Instituto Teológico São Paulo).
No dia 27 de novembro de 1998 foi admitido no Seminário da Diocese de Santo André e passou a morar na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, no Jardim Curuçá, na Região Santo André – Utinga, com o Pe. Nelson Rosselli Filho, por um ano (ano de adaptação e conhecimento da vida diocesana). Iniciou Estágio Pastoral na Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, na Região São Bernardo –

Anchieta, onde o Pe. Roberto Alves Marangon (Pe. Beto) era o pároco naquele tempo.
No dia 10 de março de 2000 recebeu das mãos de Dom Décio Pereira (1940-2003), os ministérios de leitorado e acolitado na Paróquia Nossa Sra de Guadalupe, em São Bernardo do Campo. No dia 18 de junho do mesmo ano é ordenado diácono transitório na Paróquia São João Batista, em São Bernardo do Campo. No dia 8 de dezembro de 2000, na Solenidade da Imaculada Conceição, foi ordenado presbítero pela imposição das mãos de Dom Décio Pereira, na Basílica Menor – Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem, em São Bernardo do Campo.

Pe. Osvy atuou nas seguintes como sacerdote: vigário paroquial das paróquias: São Pedro Apóstolo e São João Batista, ambas em Mauá, no ano de 2001. No ano de 2002 foi nomeado pároco da Paróquia São João Batista, ofício que realizou até o ano de 2016. Nesse mesmo ano foi nomeado administrador paroquial da Paróquia Nossa Senhora das Graças, em Diadema, e em 2017, nomeado pároco da mesma paróquia até o dia 26 de Janeiro de 2022. Assumiu no dia 30 de janeiro de 2022 como pároco da Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, em São Bernardo.
Na Diocese de Santo André, entre os anos de 2001 até 2015, Pe. Osvy atuou como assessor eclesiástico do COMIDI(Conselho Missionário Diocesano) e da Infância, Adolescência e Juventude Missionária. Em 2016 foi nomeado assessor eclesiástico da Pastoral da Sobriedade. Na Região Diadema assessorou a Pastoral dos Coroinhas e Cerimoniários. Desde 2019 atua novamente como assessor do COMIDI e da Infância e Adolescência Missionária.

 

Clique aqui e conheça a Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe

Crédito das fotos: PASCOM

Compartilhe:

Homilia, Missa do Jubileu Diocesano 70 Anos da criação da Diocese de Santo André

Ginásio lotado com mais de 7 mil pessoas marca celebração dos 70 anos da Diocese de Santo André

Catedral diocesana celebra sua padroeira

Padre Toninho assume nova missão na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora

Jovens Sarados comemoram 15 anos com missa presidida pelo bispo diocesano

ENCONTRO CHEGA AO FIM COM REFLEXÃO SOBRE PERSPECTIVAS PARA A AÇÃO EVANGELIZADORA DA IGREJA NO BRASIL

PARTICIPANTES DE ENCONTRO DESTACAM PROPOSTA DE SINODALIDADE NA AÇÃO PASTORAL DA IGREJA

“O COORDENADOR DE PASTORAL É UM MEDIADOR DA GRAÇA DE DEUS E PROMOVE A COOPERAÇÃO NA COMUNIDADE”, DISSE NÚNCIO APOSTÓLICO

Encontro Diocesano dos Coroinhas e Cerimoniários reúne mais de 2500 jovens e crianças

Nossa Senhora do Carmo