Diocese de Santo André

Paróquias da Diocese de Santo André celebram o I Dia Nacional do ECC neste sábado (10)

Instituído em 2021 e como uma das iniciativas pós-Jubileu de Ouro (1970-2020), o I Dia Nacional do ECC (Encontro de Casais com Cristo) será celebrado neste sábado (10/07). Em sintonia com toda a Igreja do Brasil, a Diocese de Santo André comemorará essa data com missas em ação de graças que serão realizadas em algumas paróquias (confira a programação nesta matéria). O dia 10 de julho foi estabelecido pelo assistente eclesiástico nacional do ECC, Dom Adair José Guimarães (bispo da Diocese de Formosa-GO), juntamente com a Secretária Nacional do ECC, a pedido do Conselho Nacional do ECC, para que possa ser celebrado pelo Encontro de Casais com Cristo com o júbilo em favor da santificação das famílias alcançadas por esse serviço-escola.

A celebração faz memória ao primeiro encontro idealizado pelo Pe. Alfonso Pastore, nos dias 10, 11 e 12 de julho de 1970, realizado na Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Pompéia, na Vila Pompéia, em São Paulo (SP). Este é um presente de Deus para cada um dos casais servidos neste serviço-escola à família católica brasileira, que promovem a renovação permanente do sacramento matrimonial na vida dos casais em favor da santificação.

*

Apresentação do brasão

Na data, em lembrança ao Jubileu Áureo, será apresentado a toda comunidade o brasão desenvolvido para representar o Encontro de Casais com Cristo em todo o Brasil. A simbologia do brasão está alicerçada na vida do casal católico, na sua existência em Cristo e na Igreja.

Confira as missas presenciais do I Dia Nacional do ECC na Diocese de Santo André (consulte as mídias sociais de cada paróquia para participar pela internet):

Santuário Senhor do Bonfim
Rua Oratório, 1458 – Parque das Nações (Região Santo André – Utinga)
Missa: 15h

Igreja Matriz de Santo André
Praça Presidente Vargas, 1 – Vila Assunção (Região Santo André – Centro)
Missa: 16h

Paróquia Nossa Senhora do Rosário
Rua Alcides Maia, 12 – Vila Luzita (Região Santo André – Leste)
Missa: 16h

Paróquia São Vicente de Paulo
Rua Vice-Presidente Francisco Silviano A. Brandão, 88 – Parque São Vicente (Região Mauá)
Missa: 16h

Paróquia Jesus Bom Pastor
Rua Felício Pedroso, 201 – Jardim Bom Pastor (Região Santo André – Centro)
Missa: 17h

Paróquia São Pedro Apóstolo
Rua da Fortuna, 13 – Vila Santa Luzia (Região São Bernardo – Rudge Ramos)
Missa: 18h

Paróquia Santíssima Virgem
Avenida Lucas Nogueira Garcez, s/nº – Jardim do Mar (Região São Bernardo – Rudge Ramos)
Missa: 18h30

Domingo (11/07)

Paróquia São José
Rua Lazar Segall 333 – Vila Assis Brasil Região Mauá)
Missa: 10h30

*
Peregrinação da capelinha com imagem da padroeira
A capelinha réplica da Catedral de Nossa Senhora da Glória, localizada na cidade de Maringá (PR), juntamente com a imagem da padroeira, segue em peregrinação pela Diocese de Santo André desde o ano de 2020.  O itinerário teve início em Rio Grande da Serra e percorreu todos os municípios do ABC: Ribeirão Pires, Mauá, Santo André, São Caetano do Sul, Diadema e São Bernardo do Campo. Nas cidades que compõem a diocese passou por todas as paróquias onde o Encontro de Casais com Cristo tem atuação, e o encerramento está sendo realizado na Região São Bernardo – Anchieta.

XVIII Congresso do ECC

A capelinha é uma réplica da paróquia onde ocorrerá o XVIII Congresso do Encontro de Casais com Cristo da Região Sul “ECC: 50 anos de Júbilo e Missão a Serviço da Família” que englobará os quatro regionais sul da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), dos estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.  Com o tema: “Fazei tudo o que ele vos disser ” (João 2, 5), o encontro neste ano de 2021 será realizado no dia 17 de julho (sábado), na Catedral Nossa Senhora da Glória, em Maringá (PR), com a presença virtual de casais e diretores espirituais de todas as arquidiocese e dioceses que contam com a presença do ECC. Normalmente, os congressos do ECC são presenciais, porém, devido a pandemia da Covid-19, neste ano acontecerá de forma virtual.

Na Diocese de Santo André
Segundo o casal coordenador Simone e Fábio Santana, desde o primeiro encontro realizado na década de 1970, na Diocese de Santo André, mais de 46 mil famílias já foram contempladas com a formação e evangelização em mais de quarenta anos do ECC no Grande ABC. (informações atualizadas até abril de 2020)

O ECC é uma realidade presente em mais de 800 paróquias e comunidades de todas as cinco regiões do Brasil e até em algumas cidades do exterior, como o Canadá. Mais de três milhões de casais já foram evangelizados e formados em nosso país.

Leia mais:
ECC 50 anos: evangelizando e formando famílias para Cristo
ECC: Evangelização e resgate das famílias
Dom Pedro: “Os casais têm a missão de testemunhar o amor de Deus”

 

Compartilhe:

Ginásio lotado com mais de 7 mil pessoas marca celebração dos 70 anos da Diocese de Santo André

Catedral diocesana celebra sua padroeira

Padre Toninho assume nova missão na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora

Jovens Sarados comemoram 15 anos com missa presidida pelo bispo diocesano

ENCONTRO CHEGA AO FIM COM REFLEXÃO SOBRE PERSPECTIVAS PARA A AÇÃO EVANGELIZADORA DA IGREJA NO BRASIL

PARTICIPANTES DE ENCONTRO DESTACAM PROPOSTA DE SINODALIDADE NA AÇÃO PASTORAL DA IGREJA

“O COORDENADOR DE PASTORAL É UM MEDIADOR DA GRAÇA DE DEUS E PROMOVE A COOPERAÇÃO NA COMUNIDADE”, DISSE NÚNCIO APOSTÓLICO

Encontro Diocesano dos Coroinhas e Cerimoniários reúne mais de 2500 jovens e crianças

Nossa Senhora do Carmo

nomeacoes

Nomeação e provisões – 03/07/2024