Diocese de Santo André

Pastoral do Povo da Rua promove 1º encontrão


A Diocese de Santo André realiza no próximo dia 30 de outubro (sábado), das 9h às 11h, o 1º Encontrão da Pastoral do Povo da Rua, no Auditório Dom Jorge Marcos de Oliveira do Edifício Santo André Apóstolo (Cúria Diocesana), na Praça do Carmo, nº 36, no Centro de Santo André. A atividade tem como objetivo a acolhida dos participantes, troca de experiências, apresentação de propostas e planejamento de trabalhos futuros.

“Será um momento de nos conhecermos, partilharmos experiências e apresentarmos as propostas da Pastoral do Povo da Rua para todos os grupos que já estão engajados neste trabalho tão importante”, salienta o vigário episcopal para a Caridade Social, Pe. Ryan Mathew Holke.

Campanha Solidária “Doar é Amar”
Neste mesmo fim de semana, o Vicariato Episcopal para a Caridade Social promove a Campanha Solidária “Doar é Amar” para reforçar a arrecadação de alimentos não perecíveis nas 105 paróquias, na quase paróquia e nas 257 comunidades e capelas das dez regiões pastorais da Diocese de Santo André, com uma grande mobilização que acontecerá nos dias 30 e 31 de outubro (sábado e domingo), através dos gestos concretos dos diocesanos. Cerca de seis mil famílias são assistidas pelo Vicariato em todas as sete cidades do Grande ABC, na Diocese de Santo André. Saiba mais .

 

Como participar do Encontrão?
Para participar do 1º Encontrão da Pastoral do Povo da Rua, basta realizar o cadastro do seu grupo, pastoral, associação, movimento, entidade da sociedade civil, trabalho voluntário ou demais iniciativas caritativas que atuam com ações sociais e atividades voltadas às pessoas em situação de rua e em situação de vulnerabilidade social.

Acesse o link e preencha o formulário: https://forms.gle/GoT8rT2J8xfkq6Yw8 .

Pe. Ryan reafirma que, além dos grupos católicos, grupos ligados a outras igrejas e religiões, ou grupos sem nenhuma filiação religiosa também são convidados a integrar essa rede de solidariedade. “Queremos fazer um trabalho em parceria, em conjunto com toda a sociedade”, frisa.

Mais informações pelo telefone: (11) 4469-2077 ou pelo WhatsApp: (11) 99981-1233 (Centro Diocesano de Pastoral).

Resultados esperados
A coordenadora diocesana da Pastoral do Povo da Rua, Jaqueline Pereira, cita que um dos principais objetivos do Encontrão é realizar uma primeira integração dos grupos que fazem o trabalho com os irmãos de rua. “A existência da Pastoral do Povo de Rua ainda é recente, por isso, aproveitaremos esse momento para trazer essa identidade e que os grupos possam criar o sentimento de pertença”, cita Jaqueline, numa clara referência aos itinerários que tratam do acolhimento e da missão, presentes no 8º Plano Diocesano de Pastoral. Essa atividade, que será realizada no auditório da Cúria, significa um pontapé inicial para articulações regionais e também animar os grupos para as programações do Dia Mundial dos Pobres, em novembro. Segundo Jaqueline, são aguardadas as presenças ao menos um representante dos mais de 40 grupos cadastrados e também de paróquias que já sinalizaram o interesse em iniciar esse trabalho.

“A partir deste Encontrão, que possamos nos unir e ser cada vez mais uma força conjunta nas ruas de nossa Diocese levando esperança e dignidade aos irmãos, evoluindo assim nosso serviço pastoral”, projeta.

 

Sobre a Pastoral do Povo da Rua
Criada no final de agosto de 2021, a Pastoral do Povo da Rua nasce do desejo missionário de ser sinal da presença de Jesus nas ruas. Tem o objetivo de coordenar os esforços, tanto na destinação de recursos, quanto também na comunicação muitas vezes dos dramas que passam os irmãos e irmãs de rua, e de acompanhar mais de perto e em tempo real, as políticas públicas dos sete municípios do ABC Paulista.

A ideia é criar uma rede de solidariedade entre as pastorais sociais e da rua já existentes nas paróquias e regiões pastorais da diocese, além de convidar os fiéis leigos a participarem dessa ação em prol dos mais pobres e carentes!

 

Leia mais:

Nasce a Pastoral do Povo da Rua na Diocese de Santo André!

Vicariato para a Caridade promove Campanha Solidária de arrecadação de alimentos no Mês Missionário

Pastoral do Povo da Rua abre cadastro de projetos sociais para criar rede de solidariedade em todo o ABC

Compartilhe:

Ginásio lotado com mais de 7 mil pessoas marca celebração dos 70 anos da Diocese de Santo André

Catedral diocesana celebra sua padroeira

Padre Toninho assume nova missão na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora

Jovens Sarados comemoram 15 anos com missa presidida pelo bispo diocesano

ENCONTRO CHEGA AO FIM COM REFLEXÃO SOBRE PERSPECTIVAS PARA A AÇÃO EVANGELIZADORA DA IGREJA NO BRASIL

PARTICIPANTES DE ENCONTRO DESTACAM PROPOSTA DE SINODALIDADE NA AÇÃO PASTORAL DA IGREJA

“O COORDENADOR DE PASTORAL É UM MEDIADOR DA GRAÇA DE DEUS E PROMOVE A COOPERAÇÃO NA COMUNIDADE”, DISSE NÚNCIO APOSTÓLICO

Encontro Diocesano dos Coroinhas e Cerimoniários reúne mais de 2500 jovens e crianças

Nossa Senhora do Carmo

nomeacoes

Nomeação e provisões – 03/07/2024