Pe. Mário toma posse na Quase-Paróquia Nossa Senhora de Fátima

“A missão para a qual Deus me enviou aqui e me fez padre em primeiro lugar é para a salvação das almas. A missão principal do pastor é cuidar das almas que lhes foram confiadas. Procurando ser um exemplo para as ovelhas.”

As palavras do Pe. Mário Alessio são um chamado para o povo de Deus caminhar juntos nesta ‘estrada de fé’ durante a posse como administrador paroquial da Quase-Paróquia Nossa Senhora de Fátima, na Vila Suely, em Ribeirão Pires. A celebração realizada na tarde de sábado (07/03) foi presidida pelo coordenador regional Pe. Rogério Duarte Irmão. O sacerdote fez questão de agradecer a presença dos fiéis das comunidades Nossa Senhora da Paz, Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora das Graças e Santo Antônio, representações das pastorais e movimentos, sem deixar de expressar felicidade pelas crianças e jovens que participaram da Santa Missa.   “Como diz São Paulo, vou gastar e me desgastar em brincar com as crianças, estar com os jovens, visitar os doentes, celebrar missa, fazer a hora santa e pedir a Deus que nos mostre qual o caminho para chegar um dia até Ele”, destaca.

Sobre o administrador paroquial

Padre Mário Alessio da Silva Ferreira nasceu no dia 13 de abril de 1979 (40 anos), em Pedro II, no Piauí. Entrou no seminário no dia 2 de novembro de 1998, no noviciado na Congregação do Instituto do Verbo Encarnado, na Diocese de Santo Amaro.

O presbítero viajou para estudar sete anos na Argentina. Foi ordenado sacerdote no dia 7 de setembro de 2005. Esteve quatro anos na Itália, onde fez pós-graduação e metrado. Retornou ao Brasil durante dois anos. Nos últimos sete anos atuou como pároco da única paróquia existente, a Sagrada Família, na Faixa de Gaza, na Palestina. Ele resume a sua estada na região como um grande aprendizado e missionariedade em prol dos mais necessitados e carentes. “Vi que a guerra lá é muito difícil, mas a guerra dura um mês. Depois, o mais difícil é a falta de liberdade e a ausência de perspectiva para o futuro. O jovem que faz a faculdade, depois não encontra trabalho, porque 50% da população não tem trabalho”, recorda, entre outros problemas estruturais como saneamento básico, transporte público, energia elétrica e hospitais precários.

Rito da posse

A leitura da provisão de posse do Pe. Mário foi realizada pelo Pe. Eliano Bispo dos Santos. O novo administrador paroquial fez a profissão de fé, a fim de manifestar a disposição de cooperar com o bispo e a Diocese de Santo André, trabalhando em comunhão e cuidando com zelo da paróquia que está sendo entregue a ele. Em seguida, recebeu o livro das sagradas escrituras das mãos de Pe. Rogério. Foram entregues pela comunidade, as chaves da igreja e do sacrário, a jarra com água batismal e a estola roxa. Antes de ser declarado empossado, Pe. Mário fez o juramento de fidelidade e foi aclamado pelos paroquianos locais que prestigiaram o ato religioso.

A celebração

Em sua homilia, Pe. Rogério destacou que assim como Deus chamou Abraão para a missão, Pe. Mário também foi chamado para a vocação. “Pe.Mario entrou no seminário e depois foi trabalhar na terras distantes no Oriente, lá na Faixa de Gaza. Então, assim como Deus diz a Abraão ‘Eu te abençoarei e em ti serão abençoadas todas a famílias’, o sacerdote aquele que abençoa em nome de Deus, assim Pe. Mário abençoará as famílias, as crianças, pais, idosos nesta comunidade. Assim, Pe. Mário será uma benção e fará desta comunidade uma benção”, enfatiza. “Vamos rezar bastante para que o Pe. Mário possa ser o nosso pastor, nosso direcionador. Que nós possamos levantar essa igreja, não só o templo, mas toda a comunidade, pela sua vinda e com certeza juntos faremos essa quase-paroquia cada dia maior”, ressalta o paroquiano Ignário Fernandes. Animadora na celebração, a coordenadora diocesana da Pastoral do Migrante, Maria da Conceição, também destacou a acolhida dos paroquianos ao Pe. Mário e a humildade do sacerdote em dialogar e ouvir todos.

Fotos: Maicon Genovez Domingos