Diocese de Santo André

V Dia Mundial dos Pobres acontece no dia 14 de novembro: confira a programação na Diocese de Santo André

Instituído pelo Papa Francisco, o Dia Mundial dos Pobres com o tema “Sempre tereis pobres entre vós” (Mc 14, 7) será realizado em sua quinta edição na Diocese de Santo André, no dia 14 de novembro de 2021 (domingo), nas sete cidades do Grande ABC. No Brasil, adotou-se o tema: “Sentes compaixão?”, um convite a não ter indiferença frente ao sofrimento das pessoas em situação de vulnerabilidade e à crescente pobreza socioeconômica que assola mais 51,9 milhões de brasileiros e brasileiras.

Leia a mensagem do Santo Padre, na íntegra

Segundo a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), a programação da Jornada Mundial dos Pobres inclui a Semana Nacional do Gesto Concreto da JMP 2021, que acontecerá entre os dias 7 e 14 de novembro; a Celebração Eucarística Nacional no dia 13 de novembro, às 7h, na Capela Nossa Senhora Aparecida, na sede da CNBB, em Brasília (DF) – transmitida ao vivo pela TVs Católicas; e no dia 14 de novembro, o Dia Mundial dos Pobres: Manifesto pela Vida, em formato texto, vídeo e áudio, com material sendo disponibilizado através das mídias da CNBB.

Acesse a série radiofônica e todos os materiais da Jornada Mundial dos Pobres 2021, incluindo a cartilha, aqui. 

Na Diocese de Santo André

Live do Vicariato Episcopal para a Caridade Social acontece na segunda-feira (1º/11), as 20h, pelas mídias diocesanas Facebook e YouTube. As atividades nas regiões pastorais, no dia 14 de novembro (domingo), como a acolhida às pessoas em situação de rua para o café da manhã, almoço, distribuição de kits de higiene, roupas e serviços como banho, cortes de cabelo, barba e unha, atendimento médico, psicológico e jurídico, e participação na Santa Missa seguirão todos os protocolos sanitários, como uso de máscaras, álcool gel e distanciamento social.

Neste dia, o Vicariato Episcopal para a Caridade Social também receberá doações de alimentos não perecíveis, roupas, produtos de higiene e limpeza para ajudar cerca de seis mil famílias carentes assistidas pelo organismo diocesano.

Confira a programação do V Dia Mundial dos Pobres:

Regiões Santo André – Centro e Utinga
Evento: café da manhã, almoço e encerramento com missa; também serão oferecidos serviços de banho, toalhas, kits de higiene, cortes de cabelo e barba, manicure, além de atendimento com profissionais da área da saúde: médico, psicólogo e enfermeiros.
Data: 14/11 (domingo)
Horário: das 8h às 17h
Local: Praça do Carmo (Centro – Santo André)

Região Santo André – Leste
Evento: café da manhã, almoço e missa; também serão oferecidos kits de banho, roupas e calçados em geral
Data: 14 de novembro (domingo)
Horário: das 8h às 16h (Missa Campal, às 11h)
Local: Estacionamento da Paróquia Nossa Senhora do Rosário (Rua Alcides Maia, nº 12 – Vila Luzita – Santo André)

Regiões São Bernardo – Centro e Rudge Ramos
Evento: almoço; também serão oferecidos cortes de cabelo, banho, kit de roupas e higiene e orientação de profissionais da área jurídica, da saúde (dentista e equipe para aferir pressão) e assistência social.
Data: 14 de novembro (domingo)
Horário: das 9h às 15h
Local: Praça da Matriz em frente à Igreja Matriz – Basílica Menor da Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem (local próximo à Rua Marechal Deodoro)

Regiões São Bernardo – Anchieta
Evento: Café da manhã, almoço e lanche; também serão oferecidos cortes de cabelo, banho, kit de roupas e higiene, além de orientação de profissionais da área jurídica e da saúde.
Data: 14 de novembro (domingo)
Horário: das 7h às 15h (o encerramento será com a missa, às 15h, na paróquia)
Local: Paróquia Sagrada Família (Estrada dos Casa, 3800 – Jardim do Lago – São Bernardo)

Região Mauá
Evento: café da manhã, almoço e missa; equipe de voluntários oferecerá para as pessoas em situação de rua: corte de cabelo e barba, banho, kits de higiene e de roupas, atendimento médico (terapeutas, enfermeiros e médicos), orientação sobre documentos, teatro e banda.
Data: 14 de novembro (domingo)
Horário: 8h às 16h30
Local: Praça da Paineira – Centro (Avenida Barão de Mauá, próximo ao Banco Bradesco)

Região Diadema
Evento: café da manhã, almoço e missa; também serão oferecidos um varal solidário de roupas e calçados, entrega de kits de higiene, máscaras e álcool em gel; além de animação musical, atendimento médico, corte de cabelo e barba.
Data: 14 de novembro (domingo)
Horário: 8h às 14h
Local: salão e praça da Igreja Matriz – Paróquia Imaculada Conceição (Praça Padre Agostinho Bertoli, s/nº – Centro – Diadema)

Região São Caetano
Evento: café da manhã e almoço; também serão oferecidos um caminhão para banho, serviços de cabeleireiros, advogados, roupas em geral, produtos de higiene pessoal e toalhas; no período da tarde, filme com pipoca e refrigerante.
Data: 14 de novembro (domingo)
Horário: das 6h às 16h30
Local: Paróquia Nossa Senhora da Candelária (Rua Castro Alves, 781 – Bairro Cerâmica)

Região Ribeirão Pires – Rio Grande da Serra
Evento: será oferecido café da manhã para cerca de 300 pessoas, atendimento social com corte de cabelo, distribuição de kits de higiene e roupas, além de serviços e orientações com profissionais da área da saúde.
Data: 14 de novembro (domingo)
Ribeirão Pires – Local: Complexo Ayrton Senna. Av. Pref. Valdírio Prisco, 193 – Jd Itacolomy, Ribeirão Pires
Rio Grande da Serra – Local: Praça Paróquia São Sebastião. Avenida Francisco Morais Ramos, 40. Centro.

Compartilhe:

Ginásio lotado com mais de 7 mil pessoas marca celebração dos 70 anos da Diocese de Santo André

Catedral diocesana celebra sua padroeira

Padre Toninho assume nova missão na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora

Jovens Sarados comemoram 15 anos com missa presidida pelo bispo diocesano

ENCONTRO CHEGA AO FIM COM REFLEXÃO SOBRE PERSPECTIVAS PARA A AÇÃO EVANGELIZADORA DA IGREJA NO BRASIL

PARTICIPANTES DE ENCONTRO DESTACAM PROPOSTA DE SINODALIDADE NA AÇÃO PASTORAL DA IGREJA

“O COORDENADOR DE PASTORAL É UM MEDIADOR DA GRAÇA DE DEUS E PROMOVE A COOPERAÇÃO NA COMUNIDADE”, DISSE NÚNCIO APOSTÓLICO

Encontro Diocesano dos Coroinhas e Cerimoniários reúne mais de 2500 jovens e crianças

Nossa Senhora do Carmo

nomeacoes

Nomeação e provisões – 03/07/2024