Pedi ao Senhor da Messe que envie operários

Em agosto celebramos o padroeiro dos padres São João Batista Vianey, Cura d‘Ars e por isso, se convencionou dedicar o mês de agosto a rezar de maneira especial pelos sacerdotes. A palavra vocação evoca-nos o chamado à santidade em primeiro lugar, o que é válido para todos os batizados. Mas em especial se refere à vocação dos sacerdotes, os presbíteros da Igreja. O mês de agosto foi instituído como mês vocacional, pelos bispos do Brasil (CNBB), em 1981, na 19ª Assembleia Geral, com a finalidade de aprofundar a conscientização sobre o chamado de Deus a cada batizado em seu particular estado de vida.

Todas as vocações a partir de nossa fé e dos Evangelhos, têm sua referência em Cristo. É Ele a chave necessária para a compreensão das realidades tanto batismais como sacerdotais em nossa Igreja.

Na primeira semana do mês de agosto, celebramos a vocação sacerdotal. Com o único e definitivo sacrifício da cruz, Jesus comunica a todos os seus discípulos a dignidade e missão de sacerdotes da nova e eterna Aliança. Os batizados são as pedras vivas com as quais se constrói o edifício da Igreja (cf. 1Pd 2,4-5).

Os presbíteros, são escolhidos entre os batizados para participar da missão e consagração de Cristo mediante o sacramento da Ordem, em virtude do qual são configurados a Jesus Cristo Pastor, com a missão de anunciar a Boa-Nova em nome e na pessoa de Jesus.

Na segunda semana celebramos a vocação ao matrimônio juntamente com a Semana da Família que foi chamada por São João Paulo II de “santuário da vida”.
Na terceira semana celebramos a vocação à vida religiosa. Os religiosos e consagrados, dão o exemplo de uma vida santa e dedicada a viver a “radicalidade evangélica”, assumindo a pobreza, castidade e obediência em comunidade de vida.
Na quarta semana celebramos a vocação laical. Os leigos e leigas são testemunhas da alegria do Evangelho em todos os ambientes. É significativo que no último domingo do mês celebramos o “dia do Catequista”. Vocação que sobressai entre os ministérios laicais.

Convido nossa Igreja a rezar pelos sacerdotes e em especial rezar e se empenhar pelas vocações sacerdotais. O serviço de animação vocacional é uma urgência pastoral para todas as dioceses, mas em especial para nós.

Quero agradecer de modo especial as “Mães (pais) e Madrinhas (padrinhos) orantes pelos sacerdotes”, esta iniciativa tão bonita, surgida em nossa Igreja para sustentar os sacerdotes e as vocações com as orações.

*Artigo de Dom Pedro Carlos Cipollini para o Jornal A Boa Notícia