Diocese de Santo André

Namoro: caminho de descoberta para a vocação matrimonial

Namorar é conhecer melhor a si mesmo e aprender a conhecer o outro. É um caminho de amadurecimento no amor até que se torne união matrimonial. Durante este período, os jovens experimentam a vocação dada por Deus. Afinal, o matrimônio é, antes de tudo, a descoberta de um chamado divino. Dois cristãos que se casam reconhecem em sua história de amor o chamado do Senhor.

Desde o namoro, o homem e a mulher devem ter consciência de que o casamento é um projeto comum, que envolve o casal e Deus. Como lembrou o Papa Francisco em audiência geral, “uma aliança assim não se improvisa de um dia para o outro. O namoro cria condições favoráveis para que o homem e a mulher se conheçam a fundo, para que amadureçam a decisão”.

Como bem sabemos, o amor não é objeto de consumo, não se pode comprar, nem vender. Confiança, familiaridade, liberdade, respeito e carinho são bases de um relacionamento forte, sólido e duradouro. Tudo isso começa a ser plantado no tempo de namoro.

“Fazer de duas vidas uma só vida é também um milagre da liberdade e do coração, confiado à fé.” (Papa Francisco)

O matrimônio, portanto, é como construir uma casa. Ninguém começa pelo telhado. Primeiro, é preciso estruturar o solo, subir as paredes, para depois construir o teto. O namoro e o noivado são passos importantes para a consolidação deste amor conjugal.

Neste mês de junho, celebre a beleza de ser precioso para alguém, agradeça a Deus pelo dom do amor. E, juntos, peçam forças para continuarem firmes nesta caminhada.

Fonte: A12

Compartilhe:

nomeacoes

Provisões e Decretos

Seminaristas celebram final do ano letivo em missa presidida por Dom Pedro

Primeiras turmas da Escola Diocesana de Formação conclui módulo com missa na catedral diocesana

Manhã de formação com o clero reflete sobre o Sínodo dos Bispos

nomeacoes

Nomeações, provisões e decretos

Diocese de Santo André inicia a celebração do Jubileu Ordinário 2025: “Peregrinos da Esperança”

O trabalho invisível que revela o rosto de Cristo no irmão: a missão da Pastoral do Povo de Rua

Fiéis lotam Matriz Rosa para celebrar o padroeiro diocesano

Assembleia Diocesana de Catequese traça diretrizes o ano de 2025

Ordenação Diaconal: Seis Novos Servos para a Igreja