A 130ª Festa do Senhor Bom Jesus de Paranapiacaba acontece entre os dias 3 e 6 de agosto. O tríduo será realizado no sábado, domingo e segunda, sempre às 19h. Já a missa em Ação de Graças pelo Dia do Padroeiro ocorrerá na terça, em dois horários: às 10h e às 19h. A programação religiosa acontece na Paróquia Senhor Bom Jesus de Paranapiacaba, que fica localizada na Rua Rodrigues Quaresma, na parte alta da Vila.
E as comemorações deste ano tem um sabor especial. É que em março deste ano, a igreja foi reinaugurada após reforma e revitalização que ocorreram em duas fases. Relembre a reportagem:https://www.diocesesa.org.br/2019/03/reinauguracao-da-igreja-de-paranapiacaba-e-presente-de-deus-para-o-povo/
Como chegar
Para chegar à vila inglesa, o transporte público é uma boa opção. Duas linhas intermunicipais gerenciadas pela EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) atendem a região: a 424 e a 040. A linha 424 tem tarifa de R$ 4,55 e sai da estação Rio Grande da Serra da Linha 10-Turquesa da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). A linha 040, que tem tarifa de R$ 7, sai do terminal urbano de Prefeito Saladino.
Programação
Outros eventos também fazem parte do calendário da festa: no sábado ocorrerão apresentações musicais do cantor Ricardo Reis (12h), Grupo Realidade (14h) e Banda Intelecto Z (17h30). Já no domingo estão agendados shows do cantor Rodrigo Correa Leite (12h) e a Banda Golpe Baixo (17h30). Bingo beneficente acontece às 14h. Demais atividades acontecem na Vila de Paranapiacaba. A Feira de Artes e Antiguidades acontece no domingo, a partir das 10h, no Clube União Lyra-Serrano (Avenida Antônio Olyntho, s/n). No mesmo dia, o Galpão das Oficinas (Rua Direita, s/n, na Parte Baixa da Vila) recebe o encontro do Moto Clube Bodes do Asfalto.
História
O padroeiro Senhor Bom Jesus é comemorado no dia 6 de agosto, quando ocorre uma série de festividades na Vila de Paranapiacaba.
Denominada originalmente Capela Alto da Serra, o embrião da igreja Senhor Bom Jesus de Paranapiacaba nasceu ainda no século XIX. Antes da inauguração da capela, em 1889, a localidade contava com um oratório, cujo registro mais antigo data de 1880, tendo sua pedra fundamental lançada em 3 de fevereiro de 1884. Recebeu licença para celebração de missas, pela primeira vez, em 8 de agosto de 1884.
Com a criação da paróquia de Ribeirão Pires, em 1911, a igreja Senhor Bom Jesus do Alto da Serra passou a ser ligada a ela e hoje integra a Igreja Matriz de Rio Grande da Serra – Paróquia São Sebastião.